12.2.08

Wayne Shorter - Native Dancer (1974)




Na década de 70, o saxofonista Wayne Shorter explorava novos rumos em sua carreira, após temporadas como integrante do Jazz Messengers, do baterista Art Blakey, e do Miles Davis Quintet. Cansado dessa chatice toda - tocar com Art Blakey e Miles Davis devia ser muito chato, não é mesmo? - Shorter formou o Weather Report, grupo que revolucionou o jazz e fundiu a cabeça dos críticos musicais. Diversos gêneros foram criados para definir o trabalho do grupo, como progressive-jazz, jazz-rock, ou ainda o ultrapassado modern-jazz.

Acontece que no Weather Report havia um brasileiro. Era o percussionista Airto Moreira, já radicado nos EUA com sua esposa, a cantora Flora Purim. Através dele, Wayne Shorter tomou conhecimento do trabalho de dois jovens compositores brasileiros: Lô Borges e Milton Nascimento, que acabavam de lançar o Clube da Esquina.

Foi o suficiente pra Shorter tirar uma folga do Weather Report e convidar Milton Nascimento, Herbie Hancock, Robertinho Silva, Wagner Tiso e o próprio Airto Moreira para gravar Native Dancer, até hoje considerado um dos mais importantes discos do saxofonista.

E não é pra menos. Native Dancer possui acima de tudo, faixas bonitas, com uma leveza e profundidade de arranjos capazes de agradar do tiozão do american bar ao fã de Pink Floyd. O entrosamento dos músicos é total, e fica difícil acreditar que Wayne Shorter e Herbie Hancock não são mineiros. Uai sô!

O resultado é uma unidade belíssima, do começo ao fim. Desde a capela inicial de Ponta de Areia, até a suave Joanna's Theme, de Hancock, tudo flui naturalmente. Milagre dos Peixes, From The Lonely Afternoons e Lilia são os pontos altos do disco e se alternam com momentos mais introspectivos, como Tarde, Diana e Ana Maria.

O disco abriu os olhos do mundo para os membros do Clube da Esquina, foi aclamado por músicos internacionais e fundiu mais um pouco a cabeça dos críticos, que depois de ouvirem Native Dancer criaram mais um gênero, o World Fusion, seja lá o que isso signifique. Melhor mesmo é ouvir o disco, sem se importar com estilos.


Native Dancer (1974)

01. Ponta de Areia
02. Beauty and the Beast
03. Tarde
04. Miracle of The Fishes (Milagre dos Peixes)
05. Diana
06. From the Lonely Afternoons
07. Ana Maria
08. Lilia
09. Joanna's Theme

Um comentário:

MaGoo disse...

Tenho o vinil.
passei a respeitar mais o Milton depois desse.